Salmo 63 – A Sede de Deus

O Salmo 63 é um cântico de louvor e anseio pela presença de Deus, composto por Davi. Este salmo expressa a profunda sede de Davi por Deus e sua busca fervorosa pelo Senhor em tempos de adversidade.

Salmo 63 completo

  1. Ó Deus, tu és o meu Deus; de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água;
  2. Para ver a tua força e a tua glória, como te vi no santuário.
  3. Porque a tua benignidade é melhor do que a vida, os meus lábios te louvarão.
  4. Assim eu te bendirei enquanto viver; em teu nome levantarei as minhas mãos.
  5. A minha alma se fartará, como de tutano e de gordura; e a minha boca te louvará com alegres lábios,
  6. Quando me lembrar de ti na minha cama, e meditar em ti nas vigílias da noite.
  7. Porque tu tens sido o meu auxílio; jubiloso cantarei refugiado à sombra das tuas asas.
  8. A minha alma te segue de perto; a tua destra me sustenta.
  9. Mas aqueles que procuram a minha alma para a destruir, irão para as profundezas da terra.
  10. Cairão à espada; serão uma ração para as raposas.
  11. Mas o rei se regozijará em Deus; qualquer que por ele jurar se gloriará; porque se tapará a boca dos que falam a mentira.

Contexto do Salmo 63

O Salmo 63 foi escrito por Davi durante seu tempo no deserto de Judá. Este período foi marcado por dificuldades e isolamento, mas também por uma busca fervorosa por Deus. O salmo reflete a profunda intimidade de Davi com Deus e sua determinação em buscar a presença divina, mesmo em circunstâncias adversas.

A Busca Fervorosa por Deus

Davi começa o salmo expressando seu anseio por Deus:

“Ó Deus, tu és o meu Deus; de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água;” (Salmo 63:1)

Este versículo revela a intensidade do desejo de Davi por Deus. Ele compara sua sede espiritual a uma terra seca e cansada, destacando sua necessidade urgente da presença divina.

A Experiência da Presença de Deus

Davi relembra as experiências passadas da presença de Deus:

“Para ver a tua força e a tua glória, como te vi no santuário.” (Salmo 63:2)

Davi anseia por ver a manifestação da força e da glória de Deus novamente, como ele havia experimentado no santuário. Esta lembrança alimenta sua esperança e fé em tempos de adversidade.

O Louvor Contínuo

Davi expressa seu compromisso de louvar a Deus:

“Porque a tua benignidade é melhor do que a vida, os meus lábios te louvarão.” (Salmo 63:3)

Davi reconhece a bondade de Deus como algo mais valioso do que a própria vida. Esta compreensão o leva a louvar a Deus continuamente, independente das circunstâncias.

A Satisfação na Presença de Deus

Davi encontra satisfação na presença de Deus:

“A minha alma se fartará, como de tutano e de gordura; e a minha boca te louvará com alegres lábios,” (Salmo 63:5)

A presença de Deus é descrita como uma refeição rica e satisfatória. Davi encontra alegria e contentamento ao louvar a Deus, comparando esta experiência a um banquete.

Quem Escreveu o Salmo 63?

O Salmo 63 foi escrito pelo rei Davi, um dos mais proeminentes personagens da Bíblia e autor de muitos salmos. Davi compôs este salmo durante seu tempo no deserto de Judá, refletindo sua sede profunda por Deus e sua determinação em buscar a presença divina, mesmo em meio às dificuldades.

Salmo 63 completo para imprimir

Para manter esse salmo sempre com você, clique no botão abaixo para acessar a página para imprimir o Salmo 63 completo.

Clique aqui para baixar o Salmo 63 completo

salmo 63 para imprimir

Conclusão

O Salmo 63 nos ensina sobre a importância de buscar a Deus fervorosamente e de encontrar satisfação em Sua presença. Através da oração e do louvor, podemos expressar nossa sede espiritual e experimentar a alegria e a paz que vêm de estar próximos de Deus. Assim como Davi, somos convidados a buscar a presença de Deus com intensidade e devoção.

Leia mais reflexões de salmos em Reflexões espirituais. E lembre-se que você também pode se aprofundar nos estudos bíblicos através do YouTube.

Deixe um comentário