Salmo 56: Confiança em Deus em Meio ao Medo

Introdução

O Salmo 56 é uma oração fervorosa de Davi, escrita durante um tempo de grande perigo. Este salmo revela a confiança de Davi em Deus, mesmo quando enfrentava inimigos poderosos. Vamos explorar as lições deste salmo e encontrar inspiração para confiar em Deus em momentos de medo e incerteza.

Salmo 56 completo

Tem misericórdia de mim, ó Deus, porque o homem procura devorar-me; pelejando todo dia, me oprime.

Os meus inimigos procuram devorar-me todo dia; pois são muitos os que pelejam contra mim, ó Altíssimo.

Em qualquer tempo em que eu temer, confiarei em ti.

Em Deus louvarei a sua palavra, em Deus pus a minha confiança; não temerei o que me possa fazer a carne.

Todos os dias torcem as minhas palavras; todos os seus pensamentos são contra mim para o mal.

Ajuntam-se, escondem-se, marcam os meus passos, como aguardando a minha alma.

Porventura escaparão eles por meio da sua iniqüidade? Ó Deus, derruba os povos na tua ira!

Tu contas as minhas vagueações; põe as minhas lágrimas no teu odre. Não estão elas no teu livro?

Quando eu a ti clamar, então voltarão para trás os meus inimigos: isto sei eu, porque Deus é por mim.

10 Em Deus louvarei a sua palavra; no Senhor louvarei a sua palavra.

11 Em Deus tenho posto a minha confiança; não temerei o que me possa fazer o homem.

12 Os teus votos estão sobre mim, ó Deus; eu te renderei ações de graças;

13 Pois tu livraste a minha alma da morte; não livrarás os meus pés da queda, para andar diante de Deus na luz dos viventes?

O Clamor por Misericórdia (Salmo 56:1-4)

Davi começa o salmo pedindo a misericórdia de Deus e expressando sua confiança no Senhor:

“Tem misericórdia de mim, ó Deus, porque o homem procura devorar-me; pelejando me oprime continuamente. Os que me andam espiando continuamente me calcam aos pés, pois são muitos os que pelejam contra mim, ó Altíssimo. Em me vindo o temor, hei de confiar em ti. Em Deus, cuja palavra eu louvo, em Deus ponho a minha confiança e não terei medo; que me pode fazer a carne?” (Salmo 56:1-4)

Davi reconhece o perigo que enfrenta, mas afirma sua confiança em Deus. Ele se lembra de que, mesmo em meio ao medo, pode confiar no Senhor e encontrar segurança.

salmo 56

A Injustiça dos Inimigos (Salmo 56:5-7)

Nos versículos seguintes, Davi descreve a injustiça e a maldade de seus inimigos:

“Todos os dias torcem as minhas palavras; todos os seus pensamentos são contra mim para o mal. Ajuntam-se, escondem-se, marcam os meus passos, como aguardando a minha alma. Porventura escaparão eles por meio da sua iniquidade? Ó Deus, derruba os povos na tua ira.” (Salmo 56:5-7)

Os inimigos de Davi são descritos como persistentes e traiçoeiros, torcendo suas palavras e tramando contra ele. Davi clama a Deus por justiça e proteção contra essas ameaças.

salmo 56

Deus Conhece Nossas Lutas (Salmo 56:8-11)

Davi expressa sua confiança de que Deus conhece suas lutas e guarda suas lágrimas:

“Tu contas as minhas vagueações; põe as minhas lágrimas no teu odre. Não estão elas no teu livro? No dia em que eu te invocar, baterão em retirada os meus inimigos; disto eu sei, porque Deus é por mim. Em Deus, cuja palavra eu louvo, no Senhor, cuja palavra eu louvo, em Deus ponho a minha confiança e não terei medo; que me pode fazer o homem?” (Salmo 56:8-11)

Este trecho é uma bela lembrança de que Deus vê nossas dificuldades e valoriza cada lágrima que derramamos. A confiança de Davi em Deus é reforçada pela certeza de que o Senhor está ao seu lado.

salmo 56

Votos de Gratidão e Louvor (Salmo 56:12-13)

O salmo termina com votos de gratidão e louvor a Deus:

“Os teus votos estão sobre mim, ó Deus; eu te renderei ações de graças, pois tu livraste a minha alma da morte; não livraste os meus pés da queda, para que eu ande diante de Deus na luz dos viventes?” (Salmo 56:12-13)

Davi promete agradecer e louvar a Deus pela sua proteção e livramento. Ele reconhece que sua segurança vem do Senhor e se compromete a andar na presença de Deus.

salmo 56

Conclusão

O Salmo 56 nos ensina a confiar em Deus mesmo em momentos de grande medo e incerteza. Assim como Davi, podemos clamar a Deus por misericórdia, confiar em Sua justiça e lembrar que Ele conhece nossas lutas. Que possamos louvar e agradecer a Deus por Sua constante proteção e cuidado.

Leia mais reflexões de salmos em Reflexões espirituais. E lembre-se que você também pode se aprofundar nos estudos bíblicos através do YouTube.

Deixe um comentário