Salmo 55: A Angústia e a Confiança em Deus

Introdução

O Salmo 55 é um clamor angustiado de Davi em um momento de grande traição e sofrimento. Este salmo expressa tanto a dor de Davi quanto sua profunda confiança em Deus como refúgio e salvador. Vamos explorar as emoções e lições deste salmo, buscando inspiração para enfrentar nossas próprias adversidades com fé e confiança no Senhor.

Salmo 55 completo

Inclina, ó Deus, os teus ouvidos à minha oração, e não te escondas da minha súplica.

Atende-me, e ouve-me; lamento na minha queixa, e faço ruído,

Pelo clamor do inimigo e por causa da opressão do ímpio; pois lançam sobre mim a iniqüidade, e com furor me odeiam.

O meu coração está dolorido dentro de mim, e terrores da morte caíram sobre mim.

Temor e tremor vieram sobre mim; e o horror me cobriu.

Assim eu disse: Oh! quem me dera asas como de pomba! Então voaria, e estaria em descanso.

Eis que fugiria para longe, e pernoitaria no deserto. (Selá.)

Apressar-me-ia a escapar da fúria do vento e da tempestade.

Despedaça, Senhor, e divide as suas línguas, pois tenho visto violência e contenda na cidade.

10 De dia e de noite a cercam sobre os seus muros; iniqüidade e malícia estão no meio dela.

11 Maldade há dentro dela; astúcia e engano não se apartam das suas ruas.

12 Pois não era um inimigo que me afrontava; então eu o teria suportado; nem era o que me odiava que se engrandecia contra mim, porque dele me teria escondido.

13 Mas eras tu, homem meu igual, meu guia e meu íntimo amigo.

14 Consultávamos juntos suavemente, e andávamos em companhia na casa de Deus.

15 A morte os assalte, e vivos desçam ao inferno; porque há maldade nas suas habitações e no meio deles.

16 Eu, porém, invocarei a Deus, e o Senhor me salvará.

17 De tarde e de manhã e ao meio-dia orarei; e clamarei, e ele ouvirá a minha voz.

18 Livrou em paz a minha alma da peleja que havia contra mim; pois havia muitos comigo.

19 Deus ouvirá, e os afligirá. Aquele que preside desde a antiguidade (Selá), porque não há neles nenhuma mudança, e portanto não temem a Deus.

20 Tal homem pôs as suas mãos naqueles que têm paz com ele; quebrou a sua aliança.

21 As palavras da sua boca eram mais macias do que a manteiga, mas havia guerra no seu coração: as suas palavras eram mais brandas do que o azeite; contudo, eram espadas desembainhadas.

22 Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e ele te susterá; não permitirá jamais que o justo seja abalado.

23 Mas tu, ó Deus, os farás descer ao poço da perdição; homens de sangue e de fraude não viverão metade dos seus dias; mas eu em ti confiarei.

A Dor da Traição (Salmo 55:1-8)

Davi começa o salmo expressando sua angústia e pedindo a Deus que ouça sua oração:

“Escuta, ó Deus, a minha oração; não te escondas da minha súplica. Atende-me e ouve-me; lamento na minha queixa e faço ruído, por causa da voz do inimigo, por causa da opressão do ímpio; pois lançam sobre mim iniquidade, e com furor me aborrecem.” (Salmo 55:1-3)

Davi está profundamente abalado pela traição de um amigo próximo, alguém com quem ele compartilhava confiança e comunhão:

“Porque não era um inimigo que me afrontava; então eu o teria suportado; nem era o que me odiava que se engrandecia contra mim, porque dele me teria escondido. Mas eras tu, homem meu igual, meu guia e meu íntimo amigo.” (Salmo 55:12-13)

A dor da traição é uma das mais profundas, especialmente quando vem de alguém em quem confiamos e amamos.

salmo 55

O Desejo de Fuga (Salmo 55:4-8)

Davi expressa seu desejo de escapar de sua situação angustiante:

“O meu coração está dolorido dentro de mim, e terrores de morte sobre mim caíram. Temor e tremor me sobrevêm, e o horror me cobriu. Pelo que disse: Oh! Quem me dera asas como de pomba! Voaria e estaria em descanso. Eis que fugiria para longe e pernoitaria no deserto.” (Salmo 55:4-7)

Este desejo de fuga é uma reação natural à dor e ao sofrimento. Muitas vezes, queremos escapar das dificuldades e encontrar um lugar de paz e segurança.

salmo 55

Confiança em Deus (Salmo 55:16-19)

Apesar de sua angústia, Davi reafirma sua confiança em Deus:

“Eu, porém, invocarei a Deus, e o Senhor me salvará. De tarde e de manhã e ao meio-dia orarei; e clamarei, e ele ouvirá a minha voz. Livrou em paz a minha alma da guerra que havia contra mim, pois havia muitos comigo.” (Salmo 55:16-18)

Davi nos lembra que, independentemente das circunstâncias, podemos confiar que Deus ouvirá nossas orações e nos trará salvação e paz.

salmo 55

Entrega e Confiança (Salmo 55:22-23)

O salmo termina com um chamado à entrega e confiança em Deus:

“Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e ele te susterá; nunca permitirá que o justo seja abalado. Mas tu, ó Deus, os farás descer ao poço da destruição; homens sanguinários e fraudulentos não viverão metade dos seus dias; mas eu confiarei em ti.” (Salmo 55:22-23)

Davi nos encoraja a lançar nossas preocupações sobre o Senhor, confiando que Ele nos sustentará e nos protegerá contra o mal.

salmo 55

Conclusão

O Salmo 55 nos oferece um poderoso exemplo de como lidar com a dor e a traição, buscando refúgio em Deus. Em meio à angústia, Davi expressa suas emoções honestamente e reafirma sua confiança no Senhor. Que possamos seguir este exemplo, entregando nossas preocupações a Deus e confiando em Sua provisão e proteção.

Leia mais reflexões de salmos em Reflexões espirituais. E lembre-se que você também pode se aprofundar nos estudos bíblicos através do YouTube.

Deixe um comentário