Salmo 62 – A Confiança Plena em Deus

O Salmo 62 é um cântico de confiança e repouso em Deus, composto por Davi. Este salmo destaca a importância de confiar completamente em Deus, reconhecendo-o como a nossa rocha, salvação e fortaleza.

Salmo 62 completo

  1. Somente em Deus a minha alma espera silenciosa; dele vem a minha salvação.
  2. Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei grandemente abalado.
  3. Até quando maquinareis o mal contra um homem? sereis mortos todos vós, sereis como uma parede encurvada e uma sebe prestes a cair.
  4. Eles somente consultam para derrubá-lo da sua excelência; deleitam-se em mentiras; com a boca bendizem, mas internamente amaldiçoam. (Selá.)
  5. Ó minha alma, espera somente em Deus, porque dele vem a minha esperança.
  6. Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei abalado.
  7. Em Deus está a minha salvação e a minha glória; a rocha da minha fortaleza e o meu refúgio estão em Deus.
  8. Confiai nele, ó povo, em todos os tempos; derramai perante ele o vosso coração; Deus é o nosso refúgio. (Selá.)
  9. Certamente que os homens de baixa condição são vaidade, e os homens de alta condição são mentira; pesados em balanças, eles juntos são mais leves do que a vaidade.
  10. Não confieis na opressão, nem vos vanglorieis na rapina; se as vossas riquezas aumentarem, não ponhais nelas o coração.
  11. Deus falou uma vez; duas vezes ouvi isto: que o poder pertence a Deus.
  12. A ti também, Senhor, pertence a misericórdia; pois retribuirás a cada um segundo a sua obra.

Contexto do Salmo 62

O Salmo 62 foi escrito por Davi durante um período de grande desafio e adversidade. Davi estava cercado por inimigos que conspiravam contra ele, mas ele escolheu esperar silenciosamente em Deus. Este salmo reflete a confiança inabalável de Davi em Deus, apesar das circunstâncias adversas ao seu redor.

A Espera Silenciosa em Deus

Davi começa o salmo declarando sua confiança em Deus:

“Somente em Deus a minha alma espera silenciosa; dele vem a minha salvação.” (Salmo 62:1)

Davi reconhece que a sua salvação vem somente de Deus e que é necessário esperar pacientemente em Sua intervenção. A expressão “espera silenciosa” denota uma confiança tranquila, sem ansiedade ou desespero, sabendo que Deus está no controle.

salmo 62

Deus como Rocha e Fortaleza

Davi continua afirmando sua confiança em Deus:

“Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei grandemente abalado.” (Salmo 62:2)

Neste versículo, Davi descreve Deus como sua rocha, salvação e fortaleza. A rocha representa estabilidade e segurança, a salvação indica a libertação de perigos, e a fortaleza simboliza proteção contra ataques. Davi declara que, com Deus como sua defesa, ele não será abalado.

salmo 62

O Engano dos Inimigos

Davi também reflete sobre a maldade de seus inimigos:

“Até quando maquinareis o mal contra um homem? sereis mortos todos vós, sereis como uma parede encurvada e uma sebe prestes a cair.” (Salmo 62:3)

Davi denuncia a futilidade e a instabilidade das ações de seus inimigos. Ele compara-os a uma parede prestes a cair, sugerindo que seus esforços para derrubá-lo são vãos e temporários.

A Reafirmação da Confiança

Davi reforça a importância de esperar somente em Deus:

“Ó minha alma, espera somente em Deus, porque dele vem a minha esperança.” (Salmo 62:5)

Davi exorta a sua própria alma a continuar confiando em Deus. Ele reconhece que a verdadeira esperança e segurança vêm somente de Deus.

A Confiança do Povo em Deus

Davi encoraja todos a confiarem em Deus:

“Confiai nele, ó povo, em todos os tempos; derramai perante ele o vosso coração; Deus é o nosso refúgio.” (Salmo 62:8)

Aqui, Davi convida o povo a confiar em Deus em todas as circunstâncias e a derramar diante dEle seus corações. Ele reafirma que Deus é um refúgio seguro para todos que buscam a Sua proteção.

salmo 62

Quem Escreveu o Salmo 62?

O Salmo 62 foi escrito pelo rei Davi, um dos mais proeminentes personagens da Bíblia e autor de muitos salmos. Davi compôs este salmo durante um período de grande adversidade, quando estava cercado por inimigos que conspiravam contra ele. Sua confiança inabalável em Deus, expressa neste salmo, serve como um poderoso testemunho de fé para todos os crentes.

Salmo 62 completo para imprimir

Para manter esse salmo sempre com você, clique no botão abaixo para acessar a página para imprimir o Salmo 62 completo.

Clique aqui para baixar o Salmo 62 completo.

salmo 62 para imprimir

Conclusão

O Salmo 62 nos ensina a importância de confiar completamente em Deus como nossa rocha, salvação e fortaleza. Em tempos de adversidade, podemos encontrar paz e segurança ao esperar silenciosamente em Deus, sabendo que Ele está no controle. Assim como Davi, somos chamados a derramar nossos corações diante de Deus e a confiar nEle em todas as circunstâncias.

Leia mais reflexões de salmos em Reflexões espirituais. E lembre-se que você também pode se aprofundar nos estudos bíblicos através do YouTube.

Deixe um comentário